Como ajudar o seu gato com problemas digestivos

Os problemas digestivos em gatos são bastante frequentes e passam geralmente após alguns dias, embora alguns precisem de tratamento de longo prazo.

Os sinais de que o seu gato está a sofrer de problemas digestivos são os óbvios de diarreia, vómitos, obstipação e fezes com mau cheiro ou irregulares.

Existem vários motivos para os problemas digestivos nos gatos, incluindo

  • Infeção
  • Algo que o seu gato tenha comido
  • Parasitas – normalmente vermes
  • Doenças pancreáticas — onde a produção de enzimas que digerem os alimentos é interrompida
  • Uma alergia ou sensibilidade alimentar

O seu gato precisa de nutrientes

Qualquer que seja o motivo, o resultado é que o seu gato não está a receber nutrientes suficientes e isso tem de ser tratado.

Que tipo de dieta pode ajudar?

O mais importante é dar comida altamente digerível. Isto permite que o seu gato obtenha os nutrientes que necessita, mesmo com o sistema digestivo a funcionar aquém da velocidade máxima. Os ingredientes altamente digeríveis também ajudam a evitar mais irritação no estômago e significa que há menos alimentos não digeridos no intestino para alimentar bactérias prejudiciais.

Deve ter nutrientes extra: dietas pensadas para transtornos digestivos muitas vezes incluem níveis mais elevados de vitaminas e minerais chave para compensar a má absorção destes. O aumento dos níveis de eletrólitos, tais como cálcio, magnésio, potássio, sódio, fosfato e cloreto, nestas dietas substituem os que são perdidos por diarreia e vómitos.

Diferentes problemas digestivos precisam de dietas diferentes – pergunte ao seu veterinário qual dieta indicada para o seu animal de estimação

SPECIFIC™ oferece uma seleção de dietas especial para cães com problemas digestivos:

Irá encontrar detalhes de todos estes alimentos para cães no sítio Web, e o seu médico veterinário poderá ajudá-lo a identificar o que se adapta às necessidades exatas do seu gato.

 

Características

 SPECIFIC Diets

Má digestão / Má absorção / Insuficiência pancreática exócrina (EPI)

Em casos de má digestão e insuficiência pancreática exócrina (EPI) o processo digestivo não está a funcionar corretamente, deixando alimentos não digeridos no intestino e reduzindo a ingestão de nutrientes pelo seu gato.  Alimentos não digeridos podem ser usados por bactérias adversas, causando diarreia. Dietas feitas com ingredientes fáceis de digerir e baixo teor de fibras maximizam a digestibilidade e aumentam a absorção de nutrientes, ajudando o seu gato a obter os nutrientes de que precisa e deixando alimentos menos digeridos no intestino. Fibras fermentáveis promovem o crescimento de bactérias benéficas no intestino e os beta-glucanos suportam a resposta imunitária do organismo. MOS (Mananoligossacarídeo) ligam-se às bactérias intestinais prejudiciais, impedindo-as de se prenderem à parede intestinal e o zeólito absorve componentes tóxicos no intestino

FID & FIW Digestive Support

Colite / Doença inflamatória intestinal

Colite e doença inflamatória intestinal são perturbações digestivas envolvendo inflamação do intestino. Dietas ricas em ómega-3 de óleos de peixe podem ajudar apoiando os processos anti-inflamatórios naturais do corpo. A condição também pode envolver uma reação alérgica, por isso dietas hipoalergénicas também são recomendadas

FOD-HY & FOW-HY Allergen Management Plus

Alergia alimentar e intolerância alimentar

A perturbação digestiva pode ser causada por uma reação a certos alimentos - alergia alimentar e/ ou intolerância alimentar. Dietas hipoalergénicas são feitas com ingredientes de  baixo potencial alergénico, reduzindo o risco de desencadear uma reação alimentar

FDD-HY & FDW Food Allergen Management

FOD-HY & FOW-HY Allergen Management Plus

Diarreia crónica responsiva a fibras / Obstipação

Diarreia crónica responsiva a fibras e obstipação são ajudadas por dietas com alto teor em fibras  que originam fezes com maior volume e mais macias o que facilita o trânsito intestinal.

FRD & FRW Weight Reduction 

Colestase A colestase é uma doença onde o ducto biliar está bloqueado. A bile ajuda na digestão quebrando as gorduras, então dietas com baixo teor de gordura são recomendadas para suporte desta condição médica.

FRD & FRW Weight Reduction 

Pancreatitis

Na pancreatite, o pâncreas está inflamado. O pâncreas produz enzimas que quebram as gorduras e proteínas, por isso dietas com níveis reduzidos de gordura e proteína proporcionam algum alívio ao pâncreas e a oportunidade de se recuperar.  

 

FDD-HY & FDW Food Allergen Management

Mais artigos para amantes de gatos

keyboard_arrow_up